Sustentabilidade na construção civil: práticas e benefícios
Com as constantes mudanças climáticas em decorrência do aquecimento global, cada vez mais se faz necessário aplicar a sustentabilidade em todos os setores da indústria, principalmente no setor de construção civil, visto que esse é um dos setores que mais cresce no mundo.
Além das vantagens de preservar o meio ambiente e reduzir o impacto no planeta, aplicar a sustentabilidade na construção civil traz muitas outras vantagens. Nesse artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre o conceito de sustentabilidade e mostrar os benefícios de aplicá-lo nesse setor.
O que é sustentabilidade
O termo sustentabilidade surgiu da necessidade de discussão a respeito da forma como a sociedade explora e usa os recursos naturais, pensando em alternativas de preservá-lo evitando, assim, que esses recursos se esgotem na natureza.
O conceito de sustentabilidade se refere ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração por parte da sociedade. Ou seja, tem como objetivo equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em paralelo com a qualidade de vida da população.
Sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade na construção civil deve se aplicar antes, durante e depois da construção, com ações que reduzam os problemas ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações futuras e atuais.
O setor da construção civil é um significativo consumidor de recursos naturais e uma fonte considerável de resíduos. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), mais de 50% dos recursos ambientais provêm das atividades da indústria da construção. No contexto brasileiro, os resíduos gerados por essa indústria são suficientes para a construção de aproximadamente 4 milhões de habitações populares.
Esses dados mostram ainda mais o quão importante é aplicar a sustentabilidade na construção civil.
Como aplicar
- Investir em Green Buildings
Green Buildings é um tipo de edificação planejada para causar o mínimo possível de impacto no meio ambiente. Esse planejamento acontece em todas as etapas, desde o desenho do projeto, até depois de sua finalização. Para isso são usados diferentes recursos que são aplicados em sua estrutura, como materiais verdes, painéis de energia solar e captação de água da chuva.
- Gerenciamento adequado dos resíduos
Existem diversas soluções que podem ser utilizadas para gerir melhor os resíduos gerados na execução de um projeto, esses vão desde utilização de materiais sustentáveis até o descarte correto de materiais tóxicos ou de manuseio delicado.
Em uma pequena edificação, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de elementos sólidos inutilizáveis.
No caso de grandes projetos, as empresas devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término do processo.
- Novas tecnologias
Assim como em outros âmbitos da vida, a tecnologia também pode ajudar a tornar sua construção mais eficiente e sustentável! Existem diversos softwares que auxiliam na gestão de projetos e torna mais assertivo o resultado de seus cálculos.
- Evite o consumo excessivo de energia
Considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de iluminação e ventilação naturais. Você também pode optar por adicionar painéis solares, cisternas para a captação da chuva e até pequenos geradores eólicos.
Benefícios
Preservação Ambiental: Construções sustentáveis ajudam a preservar o ambiente onde vivemos, isso contribui para as gerações futuras.
Geração de Emprego e Qualidade de Vida: A sustentabilidade gera empregos e uma renda que impulsiona o desenvolvimento da economia local. Além disso, as pessoas passam aproximadamente 90% do seu tempo dentro de edificações, fazendo com que a qualidade de vida esteja diretamente ligada a isso. Dessa forma, é importante que a construção entregue conforto térmico, acústico e auxilie na qualidade do ar.
Economia de Recursos e Retorno Financeiro: Construções sustentáveis, além de evitar desperdícios desnecessários trazem economia financeira. Há uma redução de até 70% na conta de água quando se utiliza uma cisterna enquanto a energia fotovoltaica permite que sua conta de luz alcance o valor mínimo.
Além disso, em alguns estados do país existe o incentivo IPTU VERDE, que é um desconto no valor do IPTU para quem construir ou reformar seu empreendimento implantando sistemas ecoeficientes em sua obra.
Outro benefício da construção sustentável é a valorização do empreendimento. De acordo com estudos realizados pela Green Building Council, no Brasil, um imóvel ecologicamente correto tem um aumento entre 5% e 10% em sua valorização, isso desde o início de sua construção.
A sustentabilidade na construção civil não apenas responde às demandas urgentes de preservação ambiental, mas também se revela como uma estratégia economicamente vantajosa e socialmente responsável. Ao adotar práticas sustentáveis, o setor da construção civil pode se tornar não apenas um impulsionamento para o desenvolvimento econômico, mas também um agente positivo na construção de um futuro mais equilibrado e resiliente.