Tendências da Construção Civil para 2023
As principais inovações na Construção Civil para 2023 estão associadas ao uso de tecnologia, cuidado com o meio ambiente e à qualidade de vida.
Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) o PIB do setor subiu de 2,5% para 4% em 2021, melhora que ocorreu mesmo com o cenário da pandemia.
Sendo a construção civil um segmento tradicional e muito competitivo, as inovações são fundamentais para que as empresas do mercado imobiliário possam se destacar. Confira, então, as principais tendências para 2023.
Softwares e aplicativos
Atualmente existem cerca de 700 empresas deste segmento, que desenvolvem desde inovações tecnológicas para as obras, até soluções diversas para o setor imobiliário.
No campo dos softwares, destacam-se as inúmeras ferramentas que trazem soluções para gestão de obras, redução de custos e desperdícios, análise de preço de materiais, gestão do uso de energias renováveis, entre outros.
Entre os principais benefícios que o uso de ferramentas informatizadas, podemos observar:
- Diminuição de custos operacionais;
- Redução de acidentes de trabalho ocasionados por falhas em sistemas;
- Aumento na produtividade;
- Controle e gestão de obras eficaz;
- Contratação da mão de obra;
- Gestão de resíduos.
Cidades Inteligentes
Cidades inteligentes (smart cities) são um conceito amplo, de cidades planejadas estrategicamente para empregar o uso de soluções sustentáveis e tecnológicas, com o intuito de otimizar o uso de energia, os recursos naturais e a mobilidade da população.
O impacto dessas inovações se dá de forma expressiva na qualidade de vida das pessoas em diversos aspectos, como no transporte, no uso de espaço comuns da cidade, no consumo, entre outros.
Impressão 3D
As impressoras 3D chegaram no mercado há alguns anos e têm revolucionado a forma de criar e construir peças das mais variadas utilidades.
Ainda que inicialmente feita para construir objetos em pequena escala, as impressoras já são aplicadas à construção civil, cujas obras têm sido feitas através da utilização de blocos modulares pré-fabricados. Não é incrível?
Drones
Os drones já conquistaram vários espaços em nosso dia a dia e um deles é na construção civil.
Além da filmagem, que pode ser usada para a produção de conteúdo de divulgação, a tecnologia também possibilita muitas aplicações, como a avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgaste na construção, visualização do mapeamento 3D nas construções e até auxílio na gestão de um canteiro de obras.
Uma das características mais importantes dos drones é a velocidade e segurança que ele oferece, evitando, por exemplo, a necessidade de submeter um trabalhador a riscos, como subir em lugares muito altos para fazer uma verificação.
Internet das Coisas (IOT)
Essa é uma das tecnologias que mais transforma a construção civil.
Permitindo a conectividade entre o mundo digital e físico, a IOT auxilia na transmissão de informações ao vivo ao longo de uma obra, trazendo uma série de informações importantes que não teriam como ser obtidas facilmente, ou, imediatamente.
Essa tecnologia também é útil para os moradores, através da automação residencial, que possibilita ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, trazendo, assim, mais conforto e economia de energia.
Tijolos ecológicos
Produzido a partir do reaproveitamento de outros materiais, os tijolos ecológicos surgem como uma alternativa ao material comum, trazendo menos dano ao meio ambiente e fortalecendo a economia local.
Essa inovação tem um papel importante na sustentabilidade de uma construção, tema de grande relevância pelas legislações que direcionam cada vez mais a atenção dos gestores e construtores para esta importante necessidade.
Realidade Aumentada
Essa tecnologia com certeza é uma das mais revolucionárias na Construção Civil.
Ela promove a interação entre o real e o virtual, onde engenheiros, arquitetos e outros profissionais do setor conseguem projetar a realidade de um empreendimento aos seus clientes, dando assim uma nova dimensão e visão aos modelos criados em computadores.
A maior vantagem da realidade aumentada é a interação com o que antes só cabia em uma tela.
Em uma obra, ela é utilizada para captar possíveis incompatibilidades geométricas entre o real e o digital, concedendo assim um planejamento de obra mais assertivo.
Outra vantagem é permitir que o acompanhamento da obra seja feito à distância.
Building Information Model (BIM)
Esse recurso facilita a revisão de projetos enquanto estão no processo de desenvolvimento de projeto. A metodologia traz uma visão clara aos planejadores do andamento de cada etapa e quais são os próximos passos em uma construção.
Já pensou em quão complexo é o planejamento de uma obra? Com o BIM, fica mais fácil, pois ele integra todos os diversos projetos construtivos em uma grande maquete única!
Gostou do artigo? Acompanhe-nos nas redes sociais e confira mais conteúdos relacionados à construção civil!