Você sabe a importância da sustentabilidade na construção civil?
A construção civil é um dos segmentos que mais utiliza recursos do planeta. A grande quantidade de resíduos, entulhos e materiais produzidos nos canteiros de obras, além das atividades de extração de matéria-prima e uso de energia elétrica, torna a atividade um grande foco da atenção voltada para o uso inteligente dos recursos.
Por isso há anos que este é um assunto cada vez mais importante de ser discutido em todas as etapas da construção civil: a ideia de que antes, durante e após as construções ações redutoras de impactos ambientais sejam pensadas está ganhando cada vez mais o foco de empresários e consumidores no mundo inteiro.
Algumas medidas de sustentabilidade na construção civil, que têm sido cotidianamente adotadas por construtoras no Brasil e no mundo, envolvem:
- Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção;
- Adoção de estruturas para abastecimento de veículos elétricos
- Definir alternativas para a exploração dos recursos naturais;
- Captação e reutilização da água;
- Uso de placas solares para o aquecimento da água;
- Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica;
- Maior utilização do aço como material de construção.
Além de diminuir o impacto no ambiente, essas medidas desempenham um papel fundamental para tornar os processos mais otimizados economicamente. Como por exemplo na economia de recursos naturais, já que o aço consegue ser reutilizado diversas vezes sem perder as suas propriedades, tendo assim um alto potencial de reciclagem.
Com isso, além do cuidado com o planeta, os benefícios financeiros também têm acompanhado essa tendência, incentivando de forma ainda mais presente que as construtoras se adequem e pensem em soluções sustentáveis em seus empreendimentos.
A redução de gastos pela otimização dos processos e um maior apelo de vendas - já que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado - já têm sido uma realidade para as empresas, que também fortalecem suas marcas através de ações sustentáveis. Em adição a isso, incentivos fiscais também têm sido pauta de leis que trazem diversos benefícios para a prática, no Brasil. O IPTU Verde, por exemplo, é um desconto para obras que implementam sistemas ecoeficientes nas construções ou reformas.
Assim, ter conhecimento sobre as principais formas de ser sustentável, não é apenas um diferencial competitivo, e sim uma condição vital para cada vez maior parte das construtoras.
Construir de forma sustentável é uma maneira inteligente de contribuir com o meio ambiente, possibilitando também maior qualidade de vida para as pessoas que irão morar nas edificações, já que cada vez mais as pessoas se preocupam com o meio ambiente e com a relação do ser humano com a natureza.
Gostou das nossas dicas? Nos siga em nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.